Saiba mais sobre a concepção do manto para o espetáculo Bispo

O mundo de Rebeca Matta está cercado de arte por todos os lados. Cantora, compositora e artista plástica; a multiartista é responsável ao lado da figurinista Adriana Hitomi, por criar e confeccionar o manto de Bispo. Peça chave na concepção do espetáculo, o manto é o entendimento do universo criado pelo artista plástico Arthur Bispo do Rosário e toda a carga de significados presentes em sua obra. Com experiências em outros projetos de dança e teatro como designer de figurino, Rebeca conta ao Blog do Bispo, os aspectos que foram levados em consideração para a construção coletiva do espetáculo, que faz parte do Coletivo Bispo.

Foto Rebeca Matta

Foto Rebeca Matta

Confira a entrevista:

Blog do Coletivo Bispo: Como o figurino influencia no trabalho dos atores em cena e para o resultado final? Em quanto tempo um projeto fica pronto?

Rebeca Matta: Para cada figurino, acho que é necessário que se conheça o mais profundamente e sempre mais e mais, o universo da obra a ser expressada e desenvolvida. É preciso um mergulho de alma em primeiro lugar…e continuar elaborando, a partir desse posicionamento, pensando no todo e nos tantos detalhes de cada produção. Então, o tempo de criação vai depender muito do tempo necessário para cada processo…

Foto Rebeca Matta

Foto Rebeca Matta

Blog do Coletivo Bispo: O que foi levado em consideração para a concepção do figurino de Bispo?

Rebeca Matta:  Elaborar e realizar o figurino do Bispo, baseado na vida de um artista que tem uma obra tão especial e que foi um homem tão especial também … que bordava, costurava, tecia, fazia esculturas, tinha um mundo particular… poderia ter sido complicado, se a gente não tivesse compreendido logo de início, que a questão não era fazer uma réplica ou algo parecido com o manto do Bispo, que seria usado na peça durante todo o tempo praticamente, de forma muito intensa e sim, optamos e chegamos ao entendimento, que precisávamos nos aproximar da sua obra. Seria mais como um encontro de almas…queríamos nos aproximar do Bispo, do seu universo…de como ele trabalhava, de como, sendo nós mesmas, poderíamos sentir a força que impulsionava o trabalho dele e criar com a nossa própria forma e expressão…bordando, pintando e também interagindo com outras forças e outras pessoas. A partir desse entendimento e caminho escolhido, o manto foi nascendo.

“É um processo que nos envolve bastante, justamente porque nos colocou juntos, num mergulho, em um universo poderoso que é o do Bispo.”

Blog do Coletivo Bispo: Como está sendo o processo criativo para construção da criação do figurino da nova montagem de Bispo?

Rebeca Matta:  Como é um espetáculo solo, com um ator em cena e sabendo que João usaria praticamente todo o tempo aquele manto, fomos pensando tecidos, linhas, tintas e todo o material selecionado, levando em consideração todos esses detalhes. O manto teria que ser flexível, teria que se mover com caimento, que não fosse leve, mas tão pouco, pesado demais. Enfim, fomos criando com essa intenção e foi e é um processo que nos envolveu e envolve bastante; justamente porque nos colocou juntos, num mergulho em um universo poderoso, que é o do Bispo. Um processo que nos parece não ter exatamente um fim, parece estar sempre no meio, daquele mundo em miniatura, que ele tanto nos apresenta, sendo construído.

Deixe um comentário